A AJR

A Aliança da Juventude Revolucionária é um coletivo de jovens que trava a luta pela revolução socialista, estando presente em diversos estados e participando de todos os atos e mobilizações possíveis.

A Aliança da Juventude Revolucionária (AJR) é o coletivo do Partido da Causa Operária responsável por organizar a luta do movimento estudantil. Dentro de um partido, que leva adiante a luta política, faz-se necessário também organizar a luta da juventude, que é historicamente um setor de vanguarda, junto do movimento operário. Os jovens cumprem um papel de destaque nas fileiras do partido, cumprindo papéis de coordenação e também compondo a direção nacional do partido, o que evidencia a importância da juventude para o trabalho partidário.

Diante disto, o partido impulsiona a campanha dentro das universidades, das escolas e nos demais agrupamentos onde estão concentrados a juventude operária. Esses setores são um dos principais afetados pela crise econômica, visto que, por não ter experiência no mercado de trabalho, possuem sérias dificuldades em arrumar emprego. A própria crise também acentua o quadro de desemprego, fazendo com que tanto os estudantes como os recém-formados permaneçam sem qualquer perspectiva. Essa situação caótica, de acirramento da luta de classes e da polarização política empurram essa juventude para a radicalidade, para o lado mais combativo da esquerda.

Para organizar esse setor com enorme capacidade de mobilização, a AJR se reúne nacionalmente para discutir as questões mais importantes do movimento estudantil e da política em geral. Além disso, nas últimas reuniões, temos realizado a leitura do texto Lições de Outubro, texto de Leon Trótski. A discussão teórica é indispensável para levar adiante uma política correta, na prática.